Este espaço virtual de expressão é, sem dúvida, um convite ao olhar.
Aqui pincelamos situações diversas que evidenciam a beleza, a graça, a ousadia ... o poder, mas também a violência imposta a mulher.
Olhar para a história desse ser que há muito vem sendo incompreendido, é acreditar em novas páginas; na surpreendente dinâmica da vida e, sobretudo, é acreditar em nós mesmas!
Devo dizer que este não é um espaço demarcado para euforia ou lamento acerca de nossa história. É espaço de celebração da vida que se reinventa ou resignifica a partir do ponto em que nos colocamos e a partir do qual ousamos lançar um olhar sobre ela.
Estudantes do VI semestre do curso de Letras, aqui da Chapada Diamantina, são os verdadeiros responsáveis pelo colorido desse blog e de um outro que comunga do mesmo objetivo. Estamos juntos há quase 2 semestres: tempo relativamente curto, mas de extrema importância para nós que decidimos encarar o desafio de alforriar o olhar.
Fico feliz em poder construir, com essa turma e com vc que acessa esse blog, mais essa página de texto. Ela, seguramente, não mudará o mundo, mas poderá fazer toda diferença no modo de olhar de alguém. E isto já vale muuuito a pena!
Saúde aos nossos olhos!
Bj,
Noelia de Jesus
Utilizar o blog para discussões foi algo bem relevante para nosso aprendizado, pois percebe-se nos textos, nos comentários que cada abordagem perpassa pelos textos trabalhados: globalização perversa, sociedade líquida, o narrador, etc. Então foi interessante, pois creio que não devemos ficar na mesmice e foi o que não ocorreu. PARABÉNS PROFESSORA NOELIA, pois você sabe inovar e com isso quem ganha somos nós. (Lélia Magna)
ResponderExcluirLuciene Soares Oliveira. 6º Sem., Vesp., disse:
ResponderExcluirO olhar nesta página de apresentação nos convida a observar e a ver o ser feminino em suas minúcias, delicadezas, fragilidades, forças, dilemas, vitórias, risos e lágrimas, no universo desse ser tão misterioso: a mulher. Esse olhar nos lembra o mito da caverna, só que com os olhares de dentro para fora e vice-versa, sendo que ao contrário do mito, não somente se olha como se introjeta nesse olhar. Vive-se sem apenas ser observador, mas também, coadjuvante e transformador das histórias e vivências, podendo mudar o rumo da vida que quer viver. Esse é o grande poder de aprender a enxergar e da força da informação. É poder mudar conceitos, quebrar paradigmas e transformar o mundo ao nosso redor, visto que o olhar através de diversas lentes e ângulos pode ser transformador... Eis aí, uma das funções deste Blog.